IV Encontro de Flautistas no Rio grande do Sul




Convidados


 INTERNACIONAIS



Ransom Wilson:  Tem sido reconhecido internacionalmente como um dos maiores flautistas de sua geração. Após a graduação pela Juilliard School, em 1973, ele passou um ano em Paris, como aluno privado de Jean- Pierre Rampal. Em 1976 deu o seu concerto de estréia oficial em Nova York, com Rampal como seu artista convidado. Um contrato de exclusividade com o Angel/EMI seguido logo depois por performances extensas em todo o mundo. Como solista de flauta, ele apareceu em concertos com algumas das maiores orquestras e artistas de nosso tempo, incluindo a Chicago Symphony, Philadelphia Orchestra, San Francisco Symphony, London Symphony, Frederica von Stade, Jessye Norman, Thomas Hampson, Graham Susan, Dolora Zajick, Nadja Salerno-Sonnenberg, Hilary Hahn, Jean-Pierre Rampal, Sir James Galway, Barry Douglas, Peter Frankl, Robin Sutherland e muitos outros. Ransom Wilson está se voltando cada vez mais para uma carreira na condução de orquestra e ópera. Fundou Solisti New York orquestra em 1981, com o qual ele apareceu como maestro em centenas de concertos e gravações.  Mais recentemente, ele realizou duas produções no New York City Opera.  Desde 2006 ele tem sido um membro da equipe musical no Metropolitan Opera. Além disso, ele é diretor artístico e maestro de um novo conjunto, LE TRAIN BLEU, que recentemente recebeu elogios por sua performance de estréia no Espaço inovador New York Art Galápagos.  Ele apareceu como maestro convidado com a England's London Symphony Orchestra e a Orchestra Hallé, o Hermitage State Orchestra na Rússia, a Filarmônica de Cracóvia (Polônia), KBS Symphony (Coréia do Sul), o Saint Paul Chamber Orchestra, Houston Symphony, Denver Symphony, Los Angeles Chamber Orchestra (com Sir James Galway), San Francisco Symphony Chamber, Orchestra of St. Luke, em Nova York Mostly Mozart Festival, New Jersey Symphony, Budapest strings, Hartford Symphony, e Berkeley Symphony.  Além de seu trabalho atual no Metropolitan Opera e na New York City Opera. Wilson tem realizado inúmeras produções com as companhias de ópera de Glimmerglass, Minnesota e Portland. Em 2004, ele conduziu a U. S. Premiere na comédia de Gounod da ópera Le Médecin malgré lui (com recitativos de Erik Satie) na Universidade de Yale. Internacionalmente, ele conduziu óperas no Festival La Quincena na Espanha, e na Internacional Opera Center, em Amsterdam. Ransom Wilson vem de Tuscaloosa, Alabama, e é um artista da Chamber Music Society do Lincoln Center, professor de flauta na Universidade de Yale, Maestro Assistente no Metropolitan Opera, e Director Artístico da LE TRAIN BLEU ensemble.

Danilo Mezzadri: Danilo Mezzadri é um talentoso flautista brasileiro radicado nos Estados Unidos desde 1995. Professor titular de flauta na University of Southern Mississippi e primeiro flautista na Gulf Coast e Tupelo Symphony Orchestras, Danilo é membro fundador do quinteto de sopros CATEGORY 5, do Accento Trio e do Quarteto Brasilis. Danilo é professor no Blue Lake International Fine Arts Camp (USA), no Festival South (USA), no Festival de Música nas Montanhas (MG) e no Festival Internacional Música no Pampa (RS).Foi premiado em diversas competições como: Concurso Internacional da Associação Brasileira de Flautistas, Michigan State Honors Competition, Concurso Internacional Jovens Solistas da OSPA, Concurso Internacional Rosa Mística, Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina e Detroit Civic Orchestra Soloist Competition.Danilo apresentou-se como solista diante de várias orquestras tais como: Detroit Symphony Orchestra, Jackson Symphony Orchestra, Michigan State University Symphony Orchestra and New Music Ensemble, The University of Southern Mississippi Symphony Orchestra, Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, Camerata Florianópolis, Orquestra de Cordas da UDESC e Orquestra Versátilis.As apresentações de Danilo Mezzadri tem recebido comentários como: “pincelou cores maravilhosas e impressionistas no concerto de Jacques Ibert” (Detroit News), “encheu o auditório com um som límpido e destilou todo as gotas de lirismo num adorável concerto” (Jackson Citizen Patriot) e “Já é um dos grandes nomes da música brasileira” (Gazeta do Povo). Danilo tem dado recitais no Brasil, Estados Unidos, Itália e Suíça. Atualmente Danilo esta trabalhando em três distintos projetos de gravação: dois CDs de música de câmara e um CD solo.Seu último CD, intitulado Braziliain Soundscapes registra gravações inéditas de peças para flauta e piano de compositores brasileiros. Este CD foi aclamado pela crítica especializada como “música da mais alta ordem, que merece e deve ser acolhida por uma audiência global” (The America Record Guide) e como “uma coleção altamente recomendável de música contemporânea brasileira de altíssima dificuldade e virtuosidade” (The Flutist Quarterly). Danilo Mezzadri graduou-se em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, obtendo a primeira colocação em sua turma, e obteve o grau de mestrado e doutorado pela Michigan State University. www.danilomezzadri.com

Lauren Panfili: Uma flautista profissional  americana e professora na região de Washington, DC.  Com o duo de flauta e harpa, Beau Soir Ensemble, ela se apresenta em vários concertos por ano, inclusive em lugares como o Kennedy Center e em  festivais de flauta e de harpa na região Mid-Atlantic dos EUA. Ela tem dois CDs publicados, Debut (2008) e Intermezzo (2009), e pode ser vista no programa “Hope Concert Series” da Hope Television Network. Como solísta de flauta e flautim, ela se apresentou em concertos nos Estados Unidos e Brasil, e nas conveçãos da National Flute Association. Lauren Panfili tem um mestrado em performance pela Universidade de Iowa (2001), e bacharelado pelo Saint Olaf College no estado de Minnesota (1999). Os professores principais dela foram Tadeu Coelho, Darrin Thaves e Aaron Goldman.

Julio Hernandez - Argentina: Nasceu em Buenos Aires – Argentina, estudou flauta transversa no Instituto Municipal de Música de Avellaneda e no Instituto Universitário Nacional de Arte “Carlos López Buchardo” com os professores : Pablo Levin e Laura Falcone.Interessado pela música de câmera, integrou diferentes formações brindando concertos em Salas e Teatros reconhecidos de Buenos Aires. Atualmente é integrante da Orquestra de Tango de la Municipalidad de Avellaneda. Há 10 anos se dedica apaixonadamente à construção de flautas barrocas junto ao seu maestro Daniel Gonzales Gossner. Muitos flautistas reconhecidos escolhem suas flautas, entre eles Serge Saita (Les Arts Florisants), Michel Bellavance, Diana Baroni, Raúl becerra, entre outros. Nos últimos quatro anos, com intenção de corrigir alguns dos problemas na flauta transversa Boehm, se dedica à reparação de flautas e flautins, também à construção de cabeças de madeira. Leonardo Winter, Raul Costa D´Avila, entre muitos flautistas, utilizam suas cabeças de madeira. Atualmente trabalha no projeto de construção de uma flauta Boehm de madeira. Realizou amostras de seus instrumentos e workshops de manitenção da flauta, no Brasil e Bariloche (Arg).

Alberto Grossi - EUA - Brasil: Alberto Grossi é um luthier de madeiras que oferece manutenção, consertos, e alterações para flautistas, oboístas, e clarinetistas, em sua oficina na região de Washington, DC.  Ele tem o privilégio de ter entre seus clientes membros das seguintes orquestras: National Symphony, Baltimore Symphony, Washington National Opera, Chicago Symphony, Detroit Symphony, e também das bandas das forças armadas, entre outros. Alberto Grossi é um técnico certificado pela Muramatsu, tendo aprendido e sendo certificado na fábrica da Muramatsu no Japão. Ele é também representante oficial das Flautas Muramatsu.  Tendo experiência em reparos desde 1990, é também certificado pela Straubinger. Alberto Grossi é um oboísta profissional com um mestrado em performance pela Universidade de Iowa.



NACIONAIS




Alexandre Eisenberg / UFSM: Natural do Rio de Janeiro, vem atuando como flautista solista, camerista e sinfônico nas salas de concerto do país desde 1985. É graduado em flauta pela UFRJ, foi primeiro flautista da Orquestra Amazonas Filarmônica (Manaus), flautista convidado das Orquestras Sinfônica Brasileira, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Bachiana Brasileira e Indiana University Symphony Orchestra. Estreou diversas obras contemporâneas para flauta, algumas das quais dedicadas a ele. Doutor em composição com especialização em flauta pela Universidade de Indiana (EUA), obteve três prêmios internacionais de composição e suas obras vêm sendo executadas nos EUA, Espanha, Itália, China, Japão, Brasil e Argentina. Desde 2006 é professor no Departamento de Música da UFSM.

André Mendes / OSPA: Formado em flauta transversal pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí-SP, classe do prof° Edson Beltrami. Estudou na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), sob a orientação de Jean Noel Saghaard. Integrou a Orquestra Brasileira de Sopros, Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (USP) e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Venceu o concurso jovens solistas da OSPA / 2006. Em 2007 participou de uma série de recitais e master classes na Academie Musicale de Villecroze (França), sob a orientação de Christian Lardé. Atualmente integra a OSPA como 2° flauta e Piccolo. É aluno do curso de bacharelado em flauta transversal da UFRGS. Paralelamente desenvolve intensa atividade como camerista.

Artur Elias Carneiro / OSPAEgresso da Escola de Música da OSPA (hoje Conservatório Pablo Komlós), graduou-se pela UFRGS – sempre sob a orientação do prof. Hans Hess. Posteriormente, aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por quase três anos. Concluída essa fase de estudos formais, busca inspiração e aperfeiçoamento em cursos com grandes mestres da flauta como Aurèle Nicolet, Felix Renggli e Michel Debost. O 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre conquistou essa posição, através de concurso público, aos 19 anos. Paralelamente à atividade sinfônica, mantém intensa atividade camerística, tendo fundado diversos ensembles que marcaram a vida musical do RS nos últimos quinze anos. Atualmente é integrante do Ensemble Gnattali.

Ayres Potthoff / IPA - POA): Especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos, e posteriormente recebeu o título de "Mestre em Flauta" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associaçao Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre, e foi Diretor Executivo da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, grupo que fundou em 1985. Com freqüência tem se apresentado em recitais ao lado de Celso Loureiro Chaves, Olinda Alessandrini, Maly Weisenblum, Duo A Corda e Felipe Azevedo, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru,  Equador e Uruguay.Foi solista com diversas orquestras entre as quais, a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Em 2003 recebeu o Kikito por Melhor Música no 31˚ Festival de Cinema de Gramado. Com a pianista Maly Weisenblum lançou o CD RECITAL.  Atualmente é professor na Unisinos/RS e Instituto Metodista de Porto Alegre.

Cláudia Schreiner: Iniciou seus estudos musicais aprendendo flauta doce e piano. Graduou-se em flauta no Departamento de Música da UFRGS e cursou mestrado em música, execução musical (flauta), no Programa de Pós Graduação em Música da UFBA, com orientação de Lucas Robatto. Participou de diversos encontros, cursos de férias e master classes de flauta, traverso e música de câmara, como Oficina de Música de Curitiba, Festival de Inverno da UFSM, Seminário de Música em Montenegro, Encontro de Música Antiga de Curitiba, Semana de Música Antiga da UFRGS, Cursos de Extensão da UERJ, Festival de Inverno da Unisinos e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Festival de Música Contemporânea, Festival Internacional SESC de Música e Encontro de Flautistas do Rio Grande do Sul. Foi flautista da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e da Orquestra Filarmônica da PUC e tem atuado como convidada de diversas orquestras, como Orquestra da Unisinos, Orquestra Sesi/Fundarte, Orquestra Sinfônica SESC/RS e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (inclusive como solista) e tem tido intensa atividade camerística. Durante sua permanência em Salvador, Bahia, foi professora substituta e professora assistente do Departamento de Música Aplicada da Escola de Música da UFBA, flautista da Orquestra Sinfônica da UFBA e participou de diversos recitais. Foi professora de flauta e história da música na Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP)/Escola Superior de Teologia (EST) e é professora de flauta no IFRS.

João Batista Sartor / UFSM: Professor de flauta da UFSM desde 2005. Em 2009 coordenou a realização do II Encontro Estadual de Flautistas do RS. Foi flautista da OSPA de 1990 a 2005 e da Orquestra Unisinos. Entre dezembro de 2001 e junho de 2002 cursou flauta com a professora Patricia Nagle e música de câmara na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris. De janeiro a março de 1999 esteve na Itália aperfeiçoando-se em flauta com o professor Marzio Conti. Em julho de 1998 se formou em Mestrado em Música - Flauta pela Universidade de Iowa, EUA, sob orientação do Dr. Tadeu Coelho, após iniciar o Mestrado pela University of New Mexico em 1996.

Leonardo Winter / UFRGS e OSPA: Professor de flauta transversal, de música de câmara e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como solista com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara Unisinos, Orquestra de Câmara SESI - Fundarte, Orquestra de Câmara de Blumenau, bem como junto às Orquestras Sinfônicas de Porto Alegre, da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) e Orquestra Barroco na Bahia. Tem atuado em recitais no Brasil, Argentina e Suíça. Doutor em Execução Musical, tem publicado artigos em revistas especializadas enfocando o repertório brasileiro para flauta, performance, musicologia e análise musical.

Pedro Figueiredo / DPNH: Flautista, saxofonista, arranjador, compositor, consultor de acústica e instalações de áudio, técnico de gravação e produtor. Nasceu em Teresópolis / RJ, está radicado em Porto Alegre desde 1981. Participante freqüente de festivais nativistas, os quais já lhe concederam 23 prêmios de Melhor Instrumentista ou Arranjador. Durante três anos foi responsável técnico nas apresentações da OSPA, atuando nesta especialidade também junto à Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Unisinos e Orquestra de Câmara da ULBRA. Colaborou com vários artistas na produção de discos, entre eles: Renato Borghetti, Frank Solari, Jorginho do Trompete e Cláudio Sander. Integra o grupo de Renato Borghetti há 18 anos, realizando cerca de 250 concertos na Europa nos últimos dez anos. Atuou como instrumentista/arranjador ao lado de vários nomes da música: Luizinho Eça, Paulo Moura, Jovino Santos Neto, Robertinho Silva, Nei Lisboa, Frank Solari e Vítor Ramil.

Raul Costa d’Avila / UFPel: Professor de Flauta Transversal na Universidade Federal de Pelotas. Integrante do NuMC / UFPel - Núcleo de Música Contemporânea. Participante de vários acontecimentos musicais do país, entre eles: VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009); II Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFSM / 2009); Festivais Internacionais de Flautistas/Associação Brasileira de Flautistas, entre outros. Como camerista ganhou o primeiro lugar nos Concursos de Música de Câmara promovidos pela Escola de Música da UFMG nos anos de 1987, 1988 e 1989. Autor do livro, “A Articulação na Flauta Transversal Moderna Uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização”, publicado pela Editora da UFPel, 2004. Doutor em Música / Execução Musical pelo PPGMUS da Universidade Federal da Bahia.

Klaus Stefan Volkmann: Nasceu em 21 de setembro de 1985 na cidade de Porto Alegre, RS. Com 7 anos iniciou o aprendizado de flauta doce com a professora Cecília Torres. Começou seus estudos de flauta transversa em 1995 com o prof. Rodrigo Carraro na Escola de Música Tio Zequinha. A partir de 1998 estudou com o prof. Leonardo Winter. Em 2003 ingressou no curso superior de Música da UFRGS como aluno do prof. Renato Kimachi. Participou de diversos cursos de férias em Ivoti, Curitiba, São Paulo, Fortaleza, Montenegro, Jaraguá do Sul e Vale Vêneto tendo tido masterclasses com Kathleen e Michel Debost, Antônio Carrasqueira, Jean Noel Saghaard, Angela Jones-Reus e Anberto Almaza. Durante o curso de Vale Vêneto foi escolhido para participar de um intercâmbio da OSPA com a universidade da Georgia (EUA) onde permaneceu em janeiro e ferereiro de 2003 e 2004 como aluno da professora Angela Jones-Reus. Em 2007 foi estudar em Pittsburgh (EUA), durante o mês de outubro, com o professor Alberto Almarza. Klaus já se apresentou em diversos concertos junto a Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra do SESI, a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul além da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Durante um ano, até junho de 2003, foi o 1o flauta da Orquestra de Sopro de Caxias do Sul. Em 2002 foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA com o concerto em Ré Maior de Mozart. Em 2003 foi novamente vencedor do concurso Jovens solistas da OSPA e tocou o concerto de Jaques Ibert para flauta e orquesra sob a regência do maestro Julio Medaglia. Klaus também foi solista convidado da orquestra da ULBRA com o concerto em Sol maior de Mozart. Em março de 2004 foi o mais jovem músico aprovado no concurso público para a OSPA, ocupando desde então o cargo de primeira flauta nesta orquestra.

 Lucas Robatto - Nascido em Salvador - Bahia, recebeu uma bolsa do DAAD para estudar flauta em Karlsruhe - Alemanha, onde se graduou em 1990 e, em 1992, recebeu o mestrado em performance em  flauta. Em 2001, formou-se Doutor em performance em flauta (DMA) na Universidade de Washington - Seattle, EUA. Lucas Robatto é flauta principal na Sinfônica Estadual da Bahia e professor de flauta na Universidade Federal da Bahia. Robatto é um solista ativo e músico de câmara e tem recebido prêmios no Brasil e no exterior.